Parcerias:

(38)3621-1403
(38) 98419-0524

Palestra aborda reflexos da pandemia na vida de trabalhadores e empresários


A Funorte Januária, Funam e Centro Universitário Funorte realizaram no dia 27 de abril palestra remota com o tema: “A Centralidade do Trabalho: os reflexos da pandemia na vida e na dignidade dos trabalhadores e empresários”.
 
O evento ocorreu no canal do Youtube da Instituição e foi conduzido pelo advogado e professor Gilberto Nicanor. Para ele, a pandemia trouxe inúmeras repercussões, as pessoas estão sentindo dificuldades e sem colocarem no mercado, com isso, tentam novos arranjos trabalhistas. "Os tipos de trabalho que eram pouco usuais, se tornaram mais presentes, como o Home Office e outros tipos de trabalhos virtuais', conta.
 
A palestra foi ministrada pelo advogado e presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB Nacional, Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves. Ele discorreu sobre as manobras trabalhistas  adotadas em meio à pandemia do novo coronavírus, tendo em vista que empregadores e trabalhadores precisaram se reinventar e não parar o trabalho. Citou como exemplo o Home Office, considerado cômodo devido a praticidade de acionar o empregado a qualquer momento, excluindo os possíveis empecilhos que possa vir a ter, como gritos de crianças nas reuniões e falta momentânea de internet.
 
Antônio Fabrício mencionou o livro de sua autoria "Flexibilização Trabalhista", que aborda desde os tempos da Revolução Industrial, o desenvolvimento do Direito do Trabalho e da diminuição das Normas Trabalhistas. Os estudantes da Funorte foram presenteados com a  3ª versão on-line do livro, que já está esgotada. Para o advogado, é importante buscar e agregar conhecimento. "Eu acho que a gente tem que estar aberto à Lei, aos documentos importantes, de qualquer matiz... tem que ler até para criticar", enfatiza.

Publicada em: 27/04/2021
Tags: